15.12.05

Desemprego em Portugal

Ninguém se admire se as próximas estatísticas sobre o desemprego em Portugal mostrarem um descréscimo do mesmo.

A coisa funciona assim: para se receber subsídio de desemprego tem de se estar inscrito forçosamente num Instituto de Emprego e Formação Profissional. Acontece que estes institutos (a que chamo Institutos de Desemprego) enviam a todos os inscritos, passado uns meses, um questionário RSF a perguntar se ainda está interessado em continuar inscrito. O mesmo questionário deve ser preenchido num prazo de 10 dias úteis a contar da data de envio.

Espanto! A carta não tem data por ser RSF! Ou seja, caso lhe digam que já não está inscrito no Instituto de Emprego e Formação Profissional, pode ser porque receberam a sua resopsta fora dos 10 dias a contar da data de envio. Seja ela qual for.

É um bocado como aqueles catálogos que enviam mailings, em que dizem que ganhou um prémio qualquer e tem x dias para responder e ter realmente direito ao prémio. Ora o prémio nunca será seu, e eu pessoalmente até duvido que exista, simplesmente porque os mailings nunca têm data.

Em caso de reclamação não há produção de prova em como terá respondido a tempo ou não. Resta saber se o questionário do Instituto do Emprego e da Formação Profissional irá influenciar os números das estatísticas sobre o desemprego em Portugal, ou ainda mais grave, quem tem direito a receber o respectivo subsídio.

Nós por cá, como diria Conceição Lino.

Sem comentários: