8.5.07



Há uns anos, apresentei este trabalho no curso de Fotojornalismo e Fotografia Documental da Etic. Na altura, não tive tempo para fazer fotografias novas e, lembrei-me de colocar música nalgumas fotografias antigas. Era uma coisa que andava a bailar-me na cabeça naquele momento. Havia (e ainda há) fotografias que me sugeriam ambientes musicais e odores.

Na altura, ninguém ainda falava em multimédia como hoje e, tive alguma dificuldade em encontrar software que fizesse isto. Está um bocado tosco, e não foi muito bem aceite no tema Conceptual. Não foi por causa disso, mas nunca mais fiz nada neste género. Hoje ao pensar pôr em prática uma outra ideia lembrei-me deste ficheiro.

Confesso a minha falta de capacidade em "conceptualizar". É-me mais fácil associar ambientes sonoros ou odoríferos a fotografias, do que partir de conceitos no vazio para a fotografia. Ou seja, é-me mais fácil sentir alguma coisa com as fotografias que vejo ou faço, do que o inverso. Sei que faço o inverso inconscientemente e, acho que por isso nunca lhe liguei muita importância ao ponto de o achar o motor do meu disparo. Porquê este e não aquele enquadramento? Sei lá! Porque este e não aquele tema? Bites me! Sei do que gosto e do que não gosto, sem muitas explicações. Isso chega-me.

Quando houver um software que coloque cheiros nas fotografias avisem-me. Sei que já há investigadores a fazerem testes e pesquisas com odores e feromonas, sobretudo a nível de influênciar a escolha dos consumidores e, acho que o ser humano ainda não deu a importância devida, nem disfrutou por inteiro do que este sentido pode oferecer.

Imaginem este ficheiro (ainda lhes chamo ficheiros e não consigo imaginar-me a fazer multimédia, instalações, ou o que seja que não se chame fotografia) com cheiro a incenso, a rosmaninho, a flores, a bafio, etc. É um mundo novo não é verdade?

De maneiras que hoje o mau feitio deu-me para isto...

PS- A música é Morrissey com o tema I Have Forgiven you Jesus

2 comentários:

Lis disse...

Eu gostei.

Insano disse...

Gostei do olhar "religioso", de como conforma a idade cresce, parece que tem tendência a crescer o sofrimento. Enquadramentos muito bons, a música não seria a minha escolha, mas como tu bem o dizes, cada um sente de forma diferente, seja visual, auditivo ou até olfativo ;)

Ps: Alguns dos "bonecos" parecia que te queriam comer, por lhes estares a tirar a "alma"...