17.4.07

Extrema Direita & Importa-se de Repetir?





No próximo dia 21 irá ter lugar em Lisboa a 1ª Conferência Internacional de movimentos nacionalistas europeus. O seu objectivo é trocarem experiências sobre formas de activismo e sobre o activismo nacionalista. Estão confirmadas as presenças de movimentos de extrema direita provenientes de Espanha, Alemanha, Suécia, Roménia, Áustria, Reino Unido, Bélgica, Itália e Suíça. França não estará representada pela sua FN nem por Jean-Marie le Pen (proibido de entrar em vários países devido à sua ideologia), pois vai haver eleições nesse fim de semana. O Partido Nacional Renovador (PNR), a Juventude Nacional (JN) e a Frente Nacional (FN) são os anfitriões.

O local da conferência é secreto, sendo o ponto de encontro de todos os que queiram participar neste evento na porta principal da feira popular. Por 20€ tem-se acesso aos debates, a almoço e a concertos que serão também realizados em local secreto. Ainda não se sabe se este acontecimento estará aberto à imprensa.

A Constituição da República Portuguesa (mãe de todas as leis, segundo me ensinaram) na Parte I - Direitos e Deveres Fundamentais; Título II Direitos, liberdades e garantias; Capítulo I Direitos, liberdades e garantias pessoais; Artigo 46.º(Liberdade de associação) expressa o seguinte no seu ponto 4:

Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista.

Poderia mencionar vários outros artigos da Constituição que são constantemente violados em Portugal, inviabilizando toda a legislação que emana dos mesmos. Mas hoje apeteceu-me falar neste caso específico, o que hei-de fazer?

Mais fotografias sobre este assunto aqui.

Sem comentários: